Diário do Vestibulando: Escolhendo o curso #02

Olá pessoal!!!!

Voltei com mais um DIÁRIO DO VESTIBULANDO e as dicas de hoje são sobre como escolher o curso que você vai tentar e carreira profissional.

Atualmente há uma disponibilidade muito grande de informação na internet e em outros meios de comunicação. Assim, muita gente já sabe desde muito cedo o curso que vai escolher na hora do vestibular, mas a verdade é que muitas pessoas são indecisas e se atrapalham na hora de escolher o curso. Pensando nisso, eu trouxe algumas dicas de como fazer a melhor escolha. Já tem um outro post aqui no blog com esse tema que bombou no ano passado, confere lá que tem mais dicas sobre esse assunto.

Vamos lá!!!


1ª Dica:

As disciplinas que mais te interessam vão te direcionar pra alguma grande área do conhecimento. por exemplo, se você gosta mais de Português, História, Geografia, Sociologia, isso vai te direcionar pra área de Humanas; se você gosta mais de Matemática, Física, irá para a área de Exatas; se for Biologia, Química tende mais à área de Biológicas. Mas não se engane, todas as disciplinas são importantes independente do curso que você queira tentar, eu me formei em Geografia e no meu curso eu vi Matemática, Química, Física, e olha que é um curso na área de Humanas. 


2ª Dica:

Procure conhecer o campo de trabalho das profissões que te interessam. Todas as profissões possuem várias áreas de atuação além das que são mais conhecidas, por exemplo, quem forma em Direito pode trabalhar como advogado, juiz, promotor, procurador, e outros mais, assim, como o bacharel em Sistemas de Informação pode trabalhar como Analista de Sistemas, Programador, Webmaster e outros mais. Então, se informe sobre as possíveis carreiras que a profissão te permite seguir, e em qual delas você realmente gostaria de se especializar.


3ª Dica:

Os testes vocacionais podem ajudar bastante no direcionamento da sua escola, pesquise em sites na internet bons testes e faça vários diferentes, porque eles podem te dar um suporte, mas, não são decisivos na escolha final, porque você deve levar em consideração outros fatores além do teste.


4ª Dica:

Procure se conhecer melhor, talvez você possua habilidades que já te sinalizam qual curso se encaixa melhor com o que gosta e quer fazer, por exemplo: talvez você tenha muita facilidade com conserto e formatação de computadores, ou tenha muita facilidade com matemática, cozinhe muito bem ou seja um excelente vendedor. Qualquer uma dessas habilidades e muitas outras que não citei, pode ser um indicativo de que profissão você deve escolher.


5ª Dica:

Pesquise a demanda do mercado de trabalho na sua região, veja as profissões que mais necessitam de profissionais e as que estão saturadas, isso é extremamente importante, porque muitas vezes você pode escolher um curso que não tem demanda na sua região e acabar não encontrando emprego depois de formado e precisará mudar de cidade pra conseguir trabalho.


De tudo que citei aqui pra vocês o mais importante é: busque informação, conheça o mercado de trabalho, e mantenha-se sempre atualizado, assim, você estará melhor preparado pra escolher um bom curso na hora do vestibular e evitar possíveis arrependimentos.



Um abraço e até a próxima!!!!

2 comentários:

  1. Nem sempre é fácil escolher o curso né? As suas dicas foram ótimas. A faculdade foi a melhor época da minha vida, é bom demais. Tem que aproveitar muuuuuuuuuito.

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara!!! Realmente a faculdade é uma fase maravilhosa, mas, a gente precisa escolher o curso certo pra ser assim, que bom que gostou das dicas, beijinhos!!!!

      Excluir

© Lilian Damares / 2016. Todos os direitos reservados.
Design por: Poderon Design.
www.poderondesign.tk