Escolha Profissional

A escolha profissional é muitas vezes uma dúvida que cresce com a gente. Hoje vou falar um pouco sobre isso e como essa escolha deve pensada e regada de muita informação pra ser feita da melhor maneira possível. A escolha da profissão é um dilema pra gente, e como é época de vestibular eu penso que é válido compartilhar algumas dicas.



Desde pequenos somos questionados sobre o que seremos quando crescer, no que vamos trabalhar, e a grande verdade é que as respostas são sempre baseadas nos nossos sonhos de criança: jogador de futebol, médico, cantor, apresentador de Tv, e outras mais. Mas quando chega a hora de realmente escolher que curso pra prestar no vestibular é que as dúvidas crescem na cabeça de muitos estudantes.

Sendo assim, a primeira coisa a se pensar é:

- O que gostaria de fazer? 
- Que disciplinas eu gosto mais de estudar?

As disciplinas que te interessam mais vão te direcionar pra alguma grande área. por exemplo, se você gosta mais de Português, História, Geografia, Sociologia, isso vai te direcionar pra área de Humanas; se você gosta mais de Matemática, Física, irá para a área de Exatas; se for Biologia, Química tende mais à área de Biológicas. Mas não se engane, todas as disciplinas são importantes independente do curso que você queira tentar, eu me formei em Geografia e no meu curso eu vi Matemática, Química, Física, e olha que é um curso na área de Humanas. 

Os testes vocacionais podem ajudar bastante nesse direcionamento, mas, não são decisivos na escolha final. Abaixo eu vou deixei alguns links de Testes Vocacionais que podem ajudar a descobrir com qual área você se identifica mais, cada site tem sua metodologia e por isso é interessante fazer mais de um teste e depois comparar os resultados.

Sites que oferecem testes vocacionais.

http://www.girodeprofissoes.com.br/teste-vocacional

http://www.mundovestibular.com.br/pages/teste_vocacional.html

http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/teste-descubra-as-carreiras-que-tem-mais-a-ver-com-voce/

http://guiadoestudante.abril.com.br/testes-vocacional/

Outra atitude a ser tomada é procurar informação. Hoje existem muitas de se informar sobre as profissões e a internet é uma ferramenta super importante, muitos sites oferecem conteúdo específico sobre diversos ramos profissionais. Se o que te interessa é concurso público, carreira militar ou mesmo religiosa, o ideal é refletir e seguir esses mesmos passos, porque com essa onda de concurseiros pelo país as pessoas têm tentado todo e qualquer tipo de concurso somente pelo salário e pela "estabilidade" e não se informam sobre as carreiras, as quais pretendem seguir, caso passem no concurso. Eu conheço várias pessoas que têm esse tipo de atitude e a verdade é que isso pode não trazer satisfação profissional e a pessoa se ver presa em um cargo apenas por um salário.

Por fim, não escolha a sua profissão baseada na vontade dos outros, talvez o sonho dos seus pais é que você seja um médico(a), um advogado(a), ou engenheiro(a), mas pense que quem vai trabalhar na profissão a vida toda é você. Então busque fazer algo que te faça se sentir realizado e se dedique pra se destacar em qualquer ramo que você escolher.


Um abraço e até a próxima!!!

2 comentários:

  1. É mesmo Lilian. Essa fase de decidirmos o que vamos ser, com que vamos trabalhar, qual curso seguir acaba muitas vezes sendo incômodo e desgastante. Foi muito interessante você citar nesse assunto.

    Uma alternativa é sentar, pegar uma caneta e um papel e começar a elencar nosso objetivos de vida, afinal quais são os nossos desejos???

    www.ricoemcasa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, eu sou professora e percebi essa falta de certeza do que fazer em muitos alunos, por isso fiz esse post. Essa dica que você deu é muito válida e pode ser o primeiro passo nessa escolha tão importante que é a carreira profissional. Abraço!!

      Excluir

© Lilian Damares / 2016. Todos os direitos reservados.
Design por: Poderon Design.
www.poderondesign.tk