05 Dicas para fazer uma boa redação no ENEM

O ENEM representa atualmente a maior oportunidade de ingressar num curso superior no Brasil. As inscrições já estão abertas e vão até junho. Independente da instituição ser pública ou privada, a principal forma de vestibular hoje no Brasil é o ENEM, e a redação faz toda a diferença na nota final do candidato. Como muita gente tem dificuldade nesta etapa do exame, vou compartilhar algumas dicas úteis para se sair melhor na redação.


1. Tenha o hábito de ler.


Pessoas que têm o hábito de ler melhoram o vocabulário, desenvolvem um raciocínio mais rápido e conseguem desenvolver bem um texto.


2. Procure escrever textos-rascunho sobre temas variados.

Como diz o ditado: "A prática leva à perfeição". Quanto mais você treinar a sua mais escrita melhor se sairá nas redações, procure ler sobre algum assunto e depois disserte sobre ele. A sua bagagem de vida, conhecimentos acumulados, e informação podem influenciar diretamente na qualidade do seu texto.


3. Fique por dentro do fatos relevantes que acontecem no Brasil e no mundo.


Os fatos importantes ocorridos no ano que antecede a prova podem se tornar temas de redação. Pode ser uma nova lei, ataques terroristas, temas de relevância para a sociedade como, alcoolismo, narcotráfico, saúde...etc. Seja uma pessoa informada, isso fará toda diferença.





4. Estude Português.


O português é a nossa língua e é de extrema importância, não só para o ENEM, mas pra qualquer concurso que você queira tentar. E com o novo acordo da Língua Portuguesa, muitas dúvidas surgiram sobre a escrita de diversas palavras, são várias regrinhas e pra isso muitos sites na internet disponibilizam um manual rápido para facilitar o entendimento das novas regras, o que mudou e o que continua da mesma forma. Abaixo segue o link do site Unicamp, onde você pode baixar gratuitamente o Guia do Novo Acordo Ortográfico:




05. Não deixe a redação por último na hora da prova.



Se a redação pode ser o seu diferencial no ENEM e também em qualquer concurso que você tente, então dê prioridade a ela, pense e escreva com calma (apesar do tempo apertado...rsrsrsrs), não deixe para o final, porque sobra pouco tempo pra escrever e argumentar de forma mais coerente e por isso muita gente acaba escrevendo qualquer coisa e obtendo uma nota insatisfatória.




Existem muito mais dicas, mas, acredito que essas cinco atitudes são um bom começo pra escrever uma redação melhor no ENEM e também em outros tipos de vestibular/concurso.


Um abraço!!!


2 comentários:

© Lilian Damares / 2016. Todos os direitos reservados.
Design por: Poderon Design.
www.poderondesign.tk