Diário do vestibulando: Organizando a rotina #01

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje estou iniciando mais uma série aqui no blog o DIÁRIO DO VESTIBULANDO. Eu sempre posto dicas e informações aqui sobre temas relacionados à escola, faculdade, vestibular e carreira profissional, mas de forma aleatória, então, decidi organizar todas as dicas relacionadas à vestibular e escolha profissional num diário pra ficar mais fácil de identificar e pra ajudar quem está nessa fase de preparação pro vestibular.



E pra esse primeiro post eu trouxe algumas dicas de como organizar a rotina pra se dedicar aos estudos e se preparar da melhor forma possível.

Vamos lá!!!

Pra dar conta da maratona de estudos necessária pra quem quer passar no vestibular, especialmente para cursos muito concorridos como medicina e direito é necessário estabelecer uma rotina e se organizar para conseguir se encaixar nela.

1. Organize suas atividades diárias.

Organizar as atividades do dia a dia é muito importante pra criar uma rotina de estudos, não acumule muitas coisas pra fazer num mesmo dia pois isso vai te atrapalhar, divida as suas atividades ao longo da semana e priorize o momento de estudo exclusivamente pra isso.



2. Organize seu tempo.

O ideal é separar cerca de 04 a 06 horas por dia para fazer isso, muitas pessoas passam mais horas por dia estudando, entretanto se você já estuda na escola, não há necessidade de passar tanto tempo estudando pois sua mente vai se cansar e não absorver o conteúdo da forma que deve. E se você trabalha além do cansaço mental se soma também o cansaço físico. Então esse tempo entre 04 e 06 horas é satisfatório.

3. Alimente-se bem e faça pausas estratégicas para descansar o corpo e a mente.

Mantenha uma boa alimentação e faça pausas pra descanso de pelo menos 10 minutos a cada duas horas pra descansar a mente e o corpo, ficar sentado na mesma posição lendo, escrevendo por muitas horas incomoda os olhos e a coluna, então é necessário fazer pequenas pausas pra se recompor e continuar estudando. E a alimentação adequada também é importante pra evitar stress e mau humor que podem atrapalhar a sua concentração desviando a atenção e impedindo que você assimile melhor o conteúdo.



4. Faça um cronograma de estudos.

Organize um cronograma com todo conteúdo que você precisa estudar e divida entre os meses do ano. Faça um esforço pra seguir esse cronograma, dessa forma, você vai conseguir estudar tudo que é necessário e vai evitar o stress pré prova.


Esse cronograma é um bom exemplo de como você pode se organizar.

5. Evite estudar nos fins de semana.

Procure organizar seu cronograma pra estudar de segunda à sexta e deixe os fim de semana pra descansar e fazer outras coisas, você deve manter o foco pra alcançar os objetivos, mas se a mente não tiver um tempo pra se ocupar com outras coisas o stress vai acabar chegando e você não vai ter bons resultados. Você pode alterar essa rotina quando estiver perto das provas, e sim usar os fins de semana pra revisar conteúdos, mas lembre-se que imprescindível descansar o corpo e a mente pra estar bem e disposto no dia do vestibular, doo contrário você pode estragar o esforço de um ano inteiro.


Essas dicas são muito eficientes se você conseguir manter a disciplina e criar uma rotina de estudos. Mas cada pessoa é diferente e tem seus hábitos e limitações, se você achar muito difícil manter uma rotina e todos os dias  fazer as mesmas coisas, faça o que funcionar melhor pra você, não existe uma fórmula pronta pra passar no vestibular, tudo vai depender do seu esforço e dedicação, mas dicas são sempre bem vindas não é mesmo? Então a intenção desse Diário é inspirar vocês e compartilhar dicas que realmente ajudem nessa jornada de passar no vestibular.

Espero que tenham gostado e se você tiver alguma dica pra compartilhar ou algum tema pra sugerir que eu aborde nesse Diário, deixe aqui nos comentários que eu vou gostar muito de saber.

Um abraço e até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Lilian Damares / 2016. Todos os direitos reservados.
Design por: Poderon Design.
www.poderondesign.tk