Tomando as rédeas da sua vida: disciplina e objetividade

Olá pessoal !!!

Hoje eu resolvi falar sobre um tema que tem tudo haver com esse clima de início de ano, onde muitas pessoas fazem promessas, escolhem metas e objetivos e já outras pessoas continuam a vida deixando as coisas acontecerem "naturalmente". O fato é que independentemente se a pessoa é do tipo que planeja o ano, a vida ou não gosta de metas e objetivos ter um planejamento de vida é muito importante pra não cair em ciladas ou passar anos até perceber que perdeu tempo na vida, e tempo é algo extremamente precioso porque não pode recuperar ou voltar atrás.

Eu sou o tipo de pessoa que gosta de fazer planos, eu sempre tenho metas e objetivos que procuro alcançar durante o ano e isso sempre me ajudou a ter foco e buscar as coisas. Muitas pessoas já me criticaram por gostar de fazer metas porque pensam que se não alcançá-las a frustração é muito grande, mas, a grande verdade é que fazer isso funciona muito pra mim, claro que nem sempre eu consigo cumprir tudo que planejo, ou da forma que planejo porque não tem como saber o futuro e às vezes as coisas acontecem de forma diferente de como a gente espera. No entanto, eu aprendi que quando a gente tem metas e procura alcançá-las as coisas realmente acontecem.

Nos anos de 2014 e 2015 eu busquei aprender mais sobre planejamento de vida, finanças pessoais, disciplina e vida fora do trabalho. Muitas vezes a gente se preocupa só com a carreira profissional e esquece de todo resto: família, amigos, Deus e na verdade tudo está interligado e priorizar apenas uma área da vida é deixar de viver.

Por isso hoje eu vim compartilhar 12 lições que eu aprendi que mudaram minha forma de pensar e que eu acredito que vale a pena dividir com vocês.

Vamos lá!!!

01. Traçar metas e objetivos de vida ajudam a alcançar os sonhos de forma mais rápida, mas pra isso é preciso definir suas prioridades, não dá pra fazer tudo ao mesmo tempo.

02. Ter disciplina é essencial pra realizar os planos.

03. Planejamento é muito importante, mas, às vezes temos que deixar que as coisas aconteçam sozinhas sem tentar manipular tudo, eu sou cristã e acredito no agir de Deus, então penso que se às vezes Ele muda nosso caminho é porque com certeza tem algo melhor.

04. Procure se contagiar apenas com pessoas que trazem positividade e agregam aprendizado pra sua vida, nossa mente é como uma esponja e absorve tudo, por isso abstraia tudo que é negativo e não edifica.

05. Assuma seus erros e aprenda com eles. A gente não precisa ficar do mesmo jeito a vida inteira, a partir do momento que enxergamos onde estamos errando, assumimos o erro e podemos buscar melhorar a vida fica mais leve, e é mais fácil seguir em frente.

06. Não deixe a vergonha e o medo impedirem você de buscar seus objetivos. Seja protagonista, mostre seu valor como pessoa, como profissional.


07. Existe uma grande diferença entre manter uma rede de contatos e ser puxa-saco. Muitas pessoas se enganam ao associar uma coisa à outra, na carreira profissional é muito importante e saudável manter uma rede de relacionamento e contatos isso ajuda no crescimento profissional, além de abrir portas no mercado de trabalho e não tem nada haver com ser um bajulador.

08. Busque falar menos e ouvir mais, essa é uma atitude que vai aumentar muito o seu aprendizado. Essa lição é uma das mais difíceis de se colocar em prática porque geralmente as pessoas gostam mais de falar do que de ouvir.

09. Não faça metas além do que está ao seu alcance porque isso vai te trazer frustrações. Então, busque objetivos reais que você possa concretizar.

10. Não trace seus objetivos de vida pensando somente na questão financeira, a vida não depende só de dinheiro, na verdade isso é só um detalhe, importante, mas, só um detalhe. A vida é feita de amor, carinho, amizade, momentos felizes ao lado das pessoas que amamos, da presença de Deus e de tudo que nos faz sorrir. 

11. Ser sempre grato. Na caminhada da vida tem sempre aquelas pessoas que nos marcam e nos ajudam de alguma forma a progredir, ou num momento de dificuldade e por isso precisamos ser sempre agradecidos. Eu sou muito grata a Deus por tudo e também às pessoas que me ajudaram e me ajudam, porque nem sempre somos capazes de conseguir as coisas sozinhos.

12. Não espere mudar a semana, o mês ou o ano pra começar as mudanças ou os projetos que você tem pra sua vida, livre-se da procrastinação, ou seja do adiamento da realização dos seus planos.

13. Colocar tudo no papel. Anote na sua agenda ou em local visível todas as suas metas, assim você se motiva a buscá-las e terá sempre em mente o que você quer alcançar.

14. Não fique esperando as coisas caírem do céu, pare de dar desculpas e não viva na dependência dos outros, seja proativo e as coisas começarão a acontecer.

15. Seja paciente e acredite em si mesmo. A vida não muda de uma hora pra outra, tudo depende de muito esforço e tempo pra dar certo, então, não desista nas primeiras dificuldades. Comigo geralmente as coisas dão muito errado antes de dar certo, por isso procuro sempre aprender com cada situação.

Enfim, os sonhos movem a nossa vida por isso sempre é bom sonhar, mas vale lembrar que é preciso foco e disciplina pra realizá-los. E também que é preciso saber conciliar todas as áreas da nossa vida pra ser feliz e ser grato por tudo que tem. São muitas lições que compartilhei aqui, mas se você prestar atenção verá que uma coisa leva à outra e com o tempo tudo vai se tornando parte das suas atitudes e comportamento.


Obrigada você que leu até o final, sei que o texto ficou longo, mas eu realmente acredito que vale a pena o tempo gasto aqui. Espero que tenha gostado e que essas lições possam ser úteis pra você como foi pra mim.

Um abraço e até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Lilian Damares / 2016. Todos os direitos reservados.
Design por: Poderon Design.
www.poderondesign.tk