Dicas para quem está começando a faculdade #calouros

Olá pessoal!!!

Hoje eu vim falar sobre um momento que muitas pessoas estão passando agora que é o início da faculdade. Essa é uma fase muito legal da nossa vida e deve ser aproveitada da melhor forma possível.

Independentemente se sua faculdade é pública ou privada, existem inúmeras oportunidades de crescimento e aperfeiçoamento durante o curso que você pode e deve aproveitar. Quando começamos um curso, muitas vezes chegamos na faculdade desinformados e totalmente perdidos, isso aconteceu comigo, eu comecei a faculdade em 2008 e na sabia nada sobre o meu curso, pra começar eu estava num curso de licenciatura e não sabia o que era isso....kkkk.... Eu me formei em Geografia, e hoje faço mestrado. Mas, muitas outras situações aconteceram comigo por isso resolvi compartilhar algumas dicas aqui com vocês porque as coisas são muito mais difíceis quando a gente não tem conhecimento.

Existem vários programas voltados pra universitários e recém-formados, então os 04, 05 ou 06 anos que você vai passar se preparando pro mercado de trabalho podem ser muito mais produtivos se você souber aproveitar as oportunidades existentes, então vamos lá pras dicas.

1. Se você tiver dificuldade com as disciplinas logo no primeiro período, procure monitores pra te ajudarem a compreender melhor os conteúdos e sanar todas as suas dúvidas. 


2. Se você ainda não tem computador em casa ou notebook (o que é muito difícil, mas pode ser né...), procure conhecer os laboratórios de informática do seu curso na faculdade que estejam disponíveis pra uso dos alunos pra poder fazer seus trabalhos e pesquisas.


3. Entre num curso de inglês, independente do seu curso, procure se matricular num curso de inglês logo no primeiro ano de faculdade e se esforce pra aprender o idioma de forma rápida. Assim, você poderá melhorar o seu currículo e participar de programas de intercâmbio como o Ciência Sem Fronteiras e os programas existentes nas universidades com parcerias próprias. E se você não tiver dinheiro pra pagar um curso existe o My English Online que é um curso oferecido gratuitamente pelo MEC pra estudantes de universidades públicas, tem um post aqui no blog falando sobre isso. Então não tem desculpa pra não aprender.


4. Se você já fala inglês, busque a oportunidade de fazer um intercâmbio durante o seu curso, a experiência de estudar fora, além de trazer uma bagagem cultural e intelectual incrível, vai te ajudar a aprimorar o seu inglês. Você pode fazer desde um intercâmbio mesmo como no programa Ciência Sem Fronteiras, ou cursos de verão ou inverno, que poderão te dar maior experiência na sua área profissional.


5. Se você se interessa por trabalhar com pesquisa, ou tem curiosidade de conhecer mais sobre o que a sua universidade/faculdade está produzindo pra sociedade, procure participar de um núcleo de pesquisa ou trabalhar em algum laboratório como bolsista, você receber uma graninha e ainda vai obter um crescimento muito grande intelectualmente e profissionalmente, além de publicar trabalhos científicos e viajar pelo país ou pro exterior em eventos e projetos. Durante a faculdade, eu fui bolsista de um núcleo de pesquisa e isso me abriu muitas portas, além de construir um bom currículo, também me levou a fazer um mestrado.


6. Não perca a oportunidade de fazer estágios em empresas e instituições fora da universidade/faculdade, assim, você terá uma noção da vida profissional antes mesmo de se formar e também conseguirá se preparar melhor pra enfrentar o mercado de trabalho.


7. Participe dos eventos científicos existentes nas universidades e outras instituições da sua cidade, se você não tiver grana pra viajar pra outras cidades e participar de eventos grandes, não deixe de participar dos que estão ao seu alcance pois assim, você vai estar sempre atualizado sobre o que está sendo discutido na sua área profissional, além de conhecer as novidades.


8. Se você não tiver dinheiro pra comprar livro e a maioria, assim como eu também no início da faculdade, aproveite muito a biblioteca, se puder faça cópia dos livros mais importantes pra ter em casa, mas aqueles que não foram tão essenciais utilize os da biblioteca mesmo. Outra alternativa é baixar os livros que estiverem disponíveis na internet, antes comprar ou fazer cópia d~e uma conferida no Google Acadêmico ou no Google Books.


Existem muito mais dicas que eu poderia citar aqui, mas elas vão ficar pra um próximo post. Se você está vivendo esse momento tão legal, de descobrimentos, novas amizades, busque conhecer o seu curso, a sua faculdade e conhecer as possibilidades de crescimento durante o período de faculdade. 

E por hoje é só, eu desejo uma excelente curso pra você que está começando e que você possa aproveitar da melhor forma possível esse momento tão legal.

Um abraço e até a próxima!!!!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Lilian Damares / 2016. Todos os direitos reservados.
Design por: Poderon Design.
www.poderondesign.tk