Como melhorar a leitura e a escrita e turbinar seus estudos

Não é segredo pra ninguém que a maioria das pessoas têm dificuldades com leitura e escrita simplesmente porque não gostam de ler. E realmente se você não gosta de ler muito provavelmente não conseguirá escrever também. Muita gente cresce e passa toda sua vida escolar sem criar ou exercitar o hábito de ler, e sendo assim, dificilmente vai gostar quando for adulto e é aí que está o problema, quando chega a hora de prestar vestibular, concursos ou fazer seleção de emprego a falta dessas habilidades pode se tornar um grande empecilho para alcançar os objetivos.

Dessa forma, hoje eu trouxe algumas dicas que podem melhorar a leitura e consequentemente a escrita de forma simples, mas que pode fazer toda a diferença.



1. Ler textos de diferentes tipos

Muitas vezes a pessoa não gosta de ler e isso dificulta bastante sua aproximação com os livros, mas, para praticar a leitura não é necessário ler apenas livros. Existem muitos tipos de gêneros textuais, então se você não gosta especificamente de livros existem outras fontes de leitura que podem ajudar a se aproximar das palavras como: 

Livros (romance, suspense, aventura, negócios, empreendedorismo, etc.), alem dos livros existem também os Blogs da internet que trazem diferentes conteúdos (tem blog de tudo que é assunto); Jornal impresso ou online (existem diversas sessões nos jornais, alguma vai te interessar); Gibis e histórias em quadrinhos; almanaques de curiosidades, e muito mais. Busque variar os tipos de textos e vá inserindo novas leituras na sua rotina todo mês, após algum tempo você perceberá que sua dificuldade com a leitura irá diminuir.  

O importante é praticar a leitura porque isso melhora o vocabulário e te dá um conhecimento maior de situações diversas, ajuda a não gaguejar e dá maior segurança ao ler em público, além de ajudar muito na hora de fazer uma redação.

2. Consultar o dicionário

Muita gente só usa o dicionário pra saber o significado de palavras, mas ele também pode ser uma ótima ferramenta pra conhecer novas palavras e melhorar o vocabulário e também a escrita, é muito comum pequenos erros de ortografia que às vezes se tornam vícios de escrita e carregamos por muito tempo até descobrir que estamos escrevendo errado...rsrsrsrs... Isso é muito recorrente principalmente no período escolar.


3. Manter-se informado sempre

Já disse Claude Raffestin "quem detém a informação, detém o poder". Ser uma pessoa informada faz toda diferença não somente em relação à leitura e escrita como também em tudo na vida. As pessoas antenadas e bem informadas chegam sempre na frente. Então a dica é sempre estar atento aos noticiários, saber o que passa no Brasil e no mundo e buscar sempre se aperfeiçoar. Vivemos num mundo extremamente competitivo e o diferencial é estar sempre à frente. Ao decidir participar de um algum processo seletivo, concurso, tentar uma vaga de emprego e afins lembre-se que é muito importante estar preparado, 

E essas são as minhas dicas pra quem está querendo e precisando dar uma melhorada na leitura e na escrita. Aqui no blog também tem um post específico com dicas pra quem quer melhorar sua redação no ENEM, então vou deixar o link aqui abaixo pra quem quiser conferir. 


Um abraço e bons estudos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Lilian Damares / 2016. Todos os direitos reservados.
Design por: Poderon Design.
www.poderondesign.tk