Cuidando da Saúde Mudando/Melhorando os Hábitos Alimentares + Gravidez e aborto

A busca pela alimentação saudável é algo que tem mobilizado muita gente na atualidade, em busca de uma saúde melhor e/ou um corpo mais bonito. O fato é que independentemente da causa motivadora a mudança nos hábitos alimentares tem ganhado cada dia mais adeptos. E eu também faço parte desse grupo de pessoas que têm buscado se alimentar melhor.

Então o que venho compartilhar hoje é sobre a importância de manter uma alimentação saudável e como isso realmente faz a diferença na saúde, no corpo e na mente.

Desde o início do ano, eu venho mudando alguns hábitos alimentares e notei como a ausência de certos alimentos e a incorporação de outros mudou minha maneira de comer, inclusive na quantidade de comida que eu consumo ao longo de todo o dia.

Eu não sou nutricionista, e não estou aqui pra dar receita de dieta ou coisa assim. O intuito desse post é realmente compartilhar como algumas mudanças podem fazer toda diferença e podem auxiliar na perda de peso, melhoria da saúde (que na minha opinião é o maior ganho) e também o investimento no futuro. Já foi comprovado que uma alimentação saudável associada à atividade física pode retardar o envelhecimento do corpo e prevenir várias doenças físicas e neurológicas.

O fator decisivo para mudar minha alimentação ocorreu quando descobri que estava grávida. E por isso andei sumida aqui do blog. Quando confirmei a notícia eu subi na balança e tomei um baita susto, eu estava com 62 quilos, na hora nem acreditei pensei que a balança estava desregulada porque nunca havia pesado mais de 59, 60 quilos, eu tinha engordado 4 quilos sem perceber. Então conversei com a enfermeira que acompanhava a minha gravidez e ela me disse pra fazer algumas mudanças imediatas para não engordar demais durante a gravidez e pra garantir uma boa nutrição pro bebê. E foi isso que me motivou a realmente cuidar mais da minha alimentação.

Pra minha sorte já há alguns meses atrás eu tinha deixado de consumir refrigerantes e sucos industrializados (de caixinha e em pó), eu e meu marido decidimos tomar apenas suco natural em casa e deixar de lado essas bebidas. Eu sempre gostei muito de Coca-Cola, mas percebi que depois que parei de tomar não sinto falta, então isso me dá ânimo pra fazer as escolhas saudáveis.

Basicamente, eu substituí alguns alimentos por outros e cortei totalmente alguns que não estavam me fazendo bem.

1. Passei a comer menos doces, chocolates e guloseimas.




2. Passei a consumir uma variedade maior de frutas, legumes, verduras e salada.



Isso me ajuda na questão das vitaminas e nutrientes que preciso diariamente para a minha saúde e a do bebê, e também favorece o emagrecimento ou a manutenção do peso.

3. Diminuí o consumo dos carboidratos.



Arroz, bolos, pães, salgados, tortas, bolachas, etc... todos esses alimentos que contém farinha eu deixei de comer e o arroz eu diminuí bastante e às vezes troco por batata ou mandioca. Isso fez uma diferença enorme na minha rotina alimentar. Mas estou gostando muito porque sinto meu corpo mais leve.

4. Estou bebendo mais água.


A água é um elemento vital pro ser humano e proporciona muitos benefícios pro nosso corpo, como desintoxicação, ajuda na absorção e transporte de nutrientes e a deixa a pele mais bonita. Eu sempre bebi muita água por minha cidade é quente. Mas há uns quatro meses que venho controlando a quantidade diária de água que consumo e, percebi que a minha pele está melhor e eu sinto meu corpo mais leve. 

5. Cortar refrigerantes e sucos artificiais.

 


Escolher suco natural (principalmente sem açúcar) é uma excelente alternativa aos refrigerantes e sucos artificiais, que não trazem nenhum benefício à saúde e só favorecem o ganho de peso. Outra alternativa é trocar o suco por água em algumas ocasiões e dar preferência ao consumo da fruta mesmo.



Essas poucas mudanças já fizeram uma enorme diferença no meu corpo, apesar da gravidez e a princípio eu devesse engordar, de 62,0 quilos eu passei para 58,0 em quatro semanas, eu não estou dizendo que essas mudanças foram as únicas responsáveis pelo meu emagrecimento, mas, a diferença foi nítida, minhas roupas ficaram até mais frouxas. Isso me mostrou o quanto a mudança nos hábitos alimentares faz toda diferença e pode nos proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Infelizmente, ao completar três meses de gestação eu acabei sofrendo um aborto espontâneo e a gravidez foi interrompida, mas, as mudanças nos hábitos alimentares me fizeram perceber o quanto é importante estar bem nutrido e alimentado da forma correta, essa mudança fez toda diferença não só período em que estive grávida, mas também após sofrer o aborto, porque como eu cuidei da alimentação e segui todas as recomendações eu não precisei tomar nenhum remédio, nem passar por maiores cuidados. Então, realmente é muto importante manter um estilo de vida mais saudável.


Um abraço e até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Lilian Damares / 2016. Todos os direitos reservados.
Design por: Poderon Design.
www.poderondesign.tk