Aproveitando melhor o tempo

A falta de tempo é uma reclamação constante da maioria das pessoas em todo mundo. Muitos gostariam que o dia tivesse pelo menos 30 horas ou mais pra dar conta de todos os afazeres e compromissos. Mas, a verdade é que pra muita gente a quantidade de horas do dia não faz toda a diferença porque simplesmente falta organização do tempo, e é sobre isso que eu vim falar hoje.



Eu sou o tipo de pessoa que esquece as coisas com muita facilidade, eu esqueço desde a hora de tomar remédio até mesmo coisas importantes como dia e horário de reunião. Então, a saída pra mim foi começar a anotar tudo na agenda e nas notas do celular, eu anoto tudo, minhas tarefas domésticas, compromissos da semana, eventos, compras, lembretes, atividades... tudo mesmo. Isso me ajuda demais a organizar a minha vida e a não deixar de fazer coisas importantes. Mas, isso é só o começo, hoje vou falar um pouco sobre como estou organizando meu tempo e minhas atividades pra aproveitar melhor o meu tempo e ter mais qualidade de vida. Claro que cada um tem seu perfil e uma forma diferente de ver as coisas, muitas pessoas se encontram na sua bagunça e têm uma forma mais simples de fazer as coisas, por isso o que trago aqui são hábitos que têm funcionado pra mim e que eu acredito que pode ajudar muitas pessoas.

1. Organizar as atividades.

Primeiro é preciso organizar todas as suas atividades e a partir daí ver as suas necessidades. Algumas coisas são importantes, mas outras são urgentes, então é necessário pensar o que é importante e o que é urgente, para assim, otimizar o tempo de uma forma mais eficiente. As coisas urgentes precisam ser feitas mais rápido, enquanto as coisas importantes, mas que não são tão urgentes podem ser feitas em outro momento.


2. Não tentar fazer além do que é possível.

Procure não escrever uma lista com coisas demais pra fazer porque você acaba não conseguindo realizar tudo e se frusta. Cumprir tudo que foi planejado nem sempre é tarefa fácil e rápida, por isso é necessário ter foco e não tentar fazer além daquilo que é realmente possível e que é importante realizar.



3. Ter um tempo para o lazer.

Tão importante quanto ter tempo pra fazer as atividades e compromissos, é ter um tempo um pro lazer. Durante a semana nossa mente é bombardeada com informações de toda espécie, e por isso ter momentos de descanso e distração é muito importante pra começar uma nova semana mais disposto e com a mente descansada. Se desligar um pouco das redes sociais, ter um tempo pra relaxar, estar com a família e amigos também é algo essencial para aproveitar melhor o tempo. Mesmo em tempos em que é necessário uma dedicação maior a certas atividades, como estudar pra um vestibular/concurso/processo seletivo, realização de novos projetos, etc... é preciso separar um tempo pra descansar a mente e não acumular estresse físico e mental.

Essas são apenas algumas mudanças que podem ser feitas pra melhorar o aproveitamento do tempo e que eu estou aplicando na minha vida, por isso quis compartilhar aqui.


Um abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Lilian Damares / 2016. Todos os direitos reservados.
Design por: Poderon Design.
www.poderondesign.tk