05 Dicas para estudar em casa pro vestibular

Estamos em época de vestibular e muita gente está nos últimos preparativos pra fazer as provas. Esse é o momento que os cursinhos estão lotados e mesmo aqueles que não estão matriculados em um cursinho querem aquela última revisão dos conteúdos pra garantir um bom resultado. Pra quem vai prestar o Enem os estudos também estão todo vapor, visto que, a prova acontece daqui a quatro meses.
 Por isso, hoje eu trouxe 05 sugestões/dicas pra quem estuda em casa e está se preparando pra essas provas. Estudar em casa não é fácil, a gente se distrai com qualquer coisa e a televisão e a as redes sociais são as grandes responsáveis pelas distrações nos estudos. Nesse sentido, algumas atitudes podem melhorar a qualidade do tempo de estudo.


01. Escolher um local fixo pra estudar.
Tenha um local específico em casa pra estudar, onde não haja televisão e sem barulhos que possam desviar a atenção. Prepare um ambiente confortável com mesa e cadeira pra que você não canse o corpo rapidamente, estudar na cama ou no sofá diminui bastante o aproveitamento (experiência própria...rsrsrs), devido ao posicionamento inadequado o corpo cansa, o sono vem e junto com o desânimo. Então é mais eficaz ter um local mais adequado pros estudos.

02. Separar uma parte do seu dia exclusivamente para estudar.
Cada pessoa tem um ritmo de vida e de aprendizado, mas para conseguir assimilar os conteúdos é necessário dedicação. Os vestibulares tradicionais e o Enem estão cada vez mais concorridos devido ao crescimento da procura pela qualificação no ensino superior. Dessa forma, é preciso separar pelo menos quatro horas por dia no mínimo pra estudar, pra alguns pode parecer muito, mas, diante da forte concorrência e das notas de corte cada vez mais altas é preciso estar muito bem preparado no dia da prova. Alguns cursos como administração, direito e medicina demandam um tempo ainda maior de dedicação. Mas se você trabalha e não tem tanto tempo pra estudar, essas quatro horas podem fazer toda diferença.

03. Alterne o estudo dos conteúdos entre os dias da semana.

Numa escola e em cursinhos as disciplinas Português, Matemática, Geografia, História, Biologia, são trabalhados num mesmo dia, mas, pra quem estuda em casa essa forma de estudo não é muito eficaz. O ideal é estudar um tema por dia, isso ajuda a aprofundar mais no conteúdo e sanar possíveis dúvidas, dinamizando mais o aprendizado.

04. Desligar das redes sociais e televisão.



No horário destinado aos estudos o mais prudente é deixar de lado as redes sociais, televisão e qualquer coisa que fuja do assunto que será estudado, porque a internet é uma ótima ferramenta de estudo e se bem utilizada pode oferecer conteúdo de educação de qualidade. A televisão pode ser também um grande obstáculo se ficar ligada durante o período de estudos em programas de entretenimento que não somam ao aprendizado. 

05. Testar os conhecimentos




Uma boa forma de testar os conhecimentos é fazer provas de vestibulares anteriores do Enem e de outras universidades. As apostilas e materiais didáticos de escolas e cursinhos trazem questões de vestibulares porque essa é uma boa estratégia de treino para as prova, e na internet é possível encontrar sites com bancos de questões e provas, assim como, os próprios sites da universidades que fornecem esse material. Essa é uma forma de exercitar e testar os conhecimentos de uma forma prática e que pode trazer bons resultados. 

Essas atitudes podem fazer a diferença na rotina de estudos e melhorar a assimilação dos conteúdos na preparação pro vestibular, mas é preciso também muita dedicação e foco para alcançar o objetivo de ingressar no ensino superior.

Abraço e bons estudos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Lilian Damares / 2016. Todos os direitos reservados.
Design por: Poderon Design.
www.poderondesign.tk