Pós Graduação... E agora?!?!?!!!


É... A vida de pós graduando não é fácil, mas, difícil também é a vida de quem é candidato à pós graduação. São muitas as dúvidas, os medos, anseios e expectativas. Neste post vou compartilhar um pouco da minha experiência como mestranda e o que tenho aprendido, eu estou cursando mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros e quero compartilhar um pouco sobre esse mundo de pós graduação.

A partir da convivência com os colegas e vendo situações de outros programas de pós graduação, percebi que alguns mitos e tabus que circulam no meio acadêmico são muitas vezes difundidos por falta de informação. Assim, eu trouxe hoje 03 dúvidas frequentes de muitas pessoas que desejam entrar em algum programa de pós graduação, e algumas dicas.


1. Quanto o currículo pode influenciar para passar num processo seletivo de mestrado?



Muitos estudantes não dão a devida importância ao currículo Lattes até o momento em que decidem ingressar num programa de pós graduação. Atualmente, existe uma grande cobrança muito grande sobre os estudantes e pesquisadores para publicar em quantidade, e tem gerado muitos debates (mas, isso é assunto pra outro post...), a questão é que o currículo é sim um diferencial em qualquer área do conhecimento, ou profissão, entretanto, nem todas as áreas possibilitam tantas oportunidades de publicação, por exemplo, matemática ou química, em comparação à geografia ou ciências sociais. Outro fator é a inserção no mercado de trabalho que faz com que muitos se afastem da produção acadêmica. Assim, é muito importante estar atualizado, participar de eventos mesmo como ouvinte possibilita a oportunidade de contatos e possíveis parcerias, além de te manter por dentro das discussões da sua área, fazer parcerias de escrita, seja com colegas ou orientadores também é uma maneira de publicar e melhorar o currículo.

2. Como se preparar para o processo seletivo?



Além de ler a bibliografia exigida no processo é preciso estar atualizado nas discussões da sua área de estudo, conhecer as tendências da sub-área que te interessa e procurar ajuda de um professor para preparação do projeto. O projeto sempre é motivo de dúvida independente do tema, por isso sendo possível conversar com um professor é bastante esclarecedor.

3. Não falo inglês e nem espanhol, como fazer com o exame de proficiência?



Nem todo mundo tem afinidade com línguas estrangeiras, e isso se torna um problema na hora do processo seletivo, uma dica é tentar o exame de proficiência da própria instituição onde você deseja prestar o processo seletivo antes mesmo da abertura do edital, para isso, você pode se preparar com com dicionários da língua estrangeira escolhida, livros ou sites da internet. Assim, você tem mais uma chance além da prova do processo seletivo, outro benefício é que geralmente o certificado de proficiência vale por dois anos, então vale a pena o investimento, principalmente se você não conseguir passar no processo seletivo de primeira, assim, este certificado já vale para o próximo ano.

Essas dicas funcionaram muito pra mim e espero que possa ajudar pessoas que desejam ingressar no mundo da pós graduação e não têm muita informação. Existem muito mais dúvidas e assuntos que pretendo abordar em outros posts.

Um abraço!!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Lilian Damares / 2016. Todos os direitos reservados.
Design por: Poderon Design.
www.poderondesign.tk